"O homem sereno descobre em si mesmo a fonte da felicidade e do conhecimento, fonte que nunca seca."
James Allen
A Inteligência Emocional é uma temática de investigação científica relativamente recente. Peter Salovey e Jonh Mayer assumem-se como protagonistas deste conceito, uma vez que no início da década de 90 criaram a expressão “Inteligência Emocional como o conjunto de mecanismos mentais necessários à resolução de problemas e à gestão de comportamentos, isto é, a habilidade que o indivíduo tem de identificar, utilizar, compreender e regular as emoções em si próprio e nos outros”, Salovey e Mayer.
Inteligência Emocional é quando conseguimos equilibrar o lado emocional do cérebro com o lado racional, neutralizando as emoções negativas e potencializando as positivas, para que tenhamos mais resultados e liderarmos a nossa vida. Para se conseguir gerir as emoções de forma assertiva e ser emocionalmente inteligente é necessário treinar, sair das respostas automáticas, do excesso de pensamentos, de reagir às situações de forma inconsciente e impulsiva.
Os benefícios do desenvolvimento da Inteligência Emocional abrangem todas as áreas da vida. A consciência emocional permite:
- Identificar, utilizar, compreender e gerir as emoções;
- Ter autoconfiança e automotivação;
- Superar o medo, ansiedade e stress;
- Aumentar a clareza e foco para criar objetivos e metas, e planear as ações para alcançar os objetivos desejados;
- Ter relacionamentos pessoais, familiares e profissionais saudáveis.
A Inteligência Emocional desenvolve-se através da sua prática. Para se criar estratégias eficazes para um programa de felicidade é necessário escolher, treinar e aprender a ser feliz! Não existe Felicidade sem ação, e para que seja autêntica e duradoura deve ser construída com os “objetivos específicos” de cada um. Procurar a Felicidade e construir uma forma própria de ser feliz implica fazer mudanças, estar aberto, sair da zona de conforto e não há estratégias mágicas. Ser feliz implica autorresponsabilidade, persistência e será sem dúvida o melhor trabalho da sua vida!
O Programa MQ – Aprender a ser feliz® nasceu com o objetivo de “ajudar crianças, jovens e adultos a construírem o seu bem estar, através do desenvolvimento da Inteligência Emocional, isto é, pela habilidade do indivíduo para identificar, utilizar, compreender e regular emoções em si e nos outros”, Drª. Manuela Queirós.
Como facilitadora do programa, este pode ser praticado em sessões individuais ou em grupos, por crianças, jovens e adultos. É aplicado através de diversas atividades que são suportadas por vários documentos como o Manual de Atividades do Programa MQ - Aprender a ser Feliz© (V2.0) e pelo Kit de Materiais com quadros, cubos, cartas, cartões, jogos, esquemas, etc.
Permita-se assumir o compromisso de ser feliz?
Marque a sua sessão AQUI
Gratidão,
Adelaide Galhofa