"O homem sereno descobre em si mesmo a fonte da felicidade e do conhecimento, fonte que nunca seca."

 

James Allen

A Inteligência Emocional é uma temática de investigação científica relativamente recente. Peter Salovey e Jonh Mayer assumem-se como protagonistas deste conceito, uma vez que no início da década de 90 criaram a expressão “Inteligência Emocional como o conjunto de mecanismos mentais necessários à resolução de problemas e à gestão de comportamentos, isto é, a habilidade que o indivíduo tem de identificar, utilizar, compreender e regular as emoções em si próprio e nos outros”, Salovey e Mayer.

Inteligência Emocional é quando conseguimos equilibrar o lado emocional do cérebro com o lado racional, neutralizando as emoções negativas e potencializando as positivas, para que tenhamos mais resultados e liderarmos a nossa vida.  Para se conseguir gerir as emoções de forma assertiva e ser emocionalmente inteligente é necessário treinar, sair das respostas automáticas, do excesso de  pensamentos, de reagir às situações de forma inconsciente e impulsiva.  

Os benefícios do desenvolvimento da Inteligência Emocional abrangem todas as áreas da vida. A consciência emocional permite:

- Identificar, utilizar, compreender e gerir as emoções;

- Ter autoconfiança e automotivação;

- Superar o medo, ansiedade e stress;

- Aumentar a clareza e foco para criar objetivos e metas, e  planear  as ações para alcançar os objetivos desejados;

- Ter relacionamentos pessoais, familiares e profissionais saudáveis.

A Inteligência Emocional desenvolve-se através da sua prática. Para se criar estratégias eficazes para um programa de felicidade é necessário escolher, treinar e aprender a ser feliz! Não existe Felicidade sem ação, e para que seja autêntica e duradoura deve ser construída com os “objetivos específicos” de cada um. Procurar a Felicidade e construir uma forma própria de ser feliz implica fazer mudanças, estar aberto, sair da zona de conforto e não há estratégias mágicas. Ser feliz implica autorresponsabilidade, persistência e será sem dúvida o melhor trabalho da sua vida!

O Programa MQ – Aprender a ser feliz® nasceu com o objetivo de “ajudar crianças, jovens e adultos a construírem o seu bem estar, através do desenvolvimento da Inteligência Emocional, isto é, pela habilidade do indivíduo para identificar, utilizar, compreender e regular emoções em si e nos outros”, Drª. Manuela Queirós.

Como facilitadora do programa, este pode ser praticado em sessões individuais ou em grupos,  por crianças, jovens e adultos. É aplicado através de diversas atividades que são suportadas por vários documentos como o Manual de Atividades do Programa MQ -  Aprender a ser Feliz© (V2.0) e pelo Kit de Materiais com quadros, cubos, cartas, cartões, jogos, esquemas, etc.

 

Permita-se assumir o compromisso de ser feliz?

Marque a sua sessão AQUI

Gratidão,

Adelaide Galhofa

Feito com amor por RICARDO SARAIVA ART | Copyright © 2018 Som da Consciência® 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now