Constelações Familiares
"O amor é terapia. No mundo, não há outro tratamento senão o amor. É sempre o amor que cura, porque o amor faz você inteiro."
Bert Hellinger
As Constelações Familiares são uma metodologia criada e desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Através desta ferramenta podemos identificar dinâmicas disfuncionais nos nossos relacionamentos que causam dor, conflitos interiores, mau estar e infelicidade.
Estas dinâmicas ocultas e inconscientes podem ocorrer em qualquer sistema de relação em que pertençamos – a família, a escola, o local de trabalho, o círculo social, etc. – por isso esta técnica aplica-se com sucesso a diferentes sistemas, sendo essa a razão pela qual por vezes se designam também por constelações sistémicas (termo genérico), por constelações organizacionais (que abordam os problemas das organizações), por pedagogia sistémica (ao serviço da comunidade escolar e de aprendizagem e às suas dinâmicas específicas), mediação sistémica (aplicadas à mediação de conflitos) e direito sistémico (aplicação no âmbito da justiça e do Direito).
As constelações familiares trazem à luz, à consciência o que podemos clarificar e encontrar uma nova resolução e assim tomar novas decisões e fazer mudanças nas nossas vidas.
A vida nega-te milagres, até que entendas que tudo é um milagre.
Leis Universais das Constelações Familiares
Hierarquia
É uma ordem cronológica, que coloca os pais antes dos filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.
Pertencimento familiar
Todos os membros têm o direito e o dever de serem reconhecidos como pertencentes à família, para que o sistema seja justo e equilibrado. Isso aplica-se também a quem morreu precocemente, a deficientes, a filhos abortados, adotados, etc.
Equilíbrio entre dar e receber
Pauta-se pela necessidade de haver equilíbrio em todas as relações, o que gera respeito e igualdade de condições.
Quem pode fazer Constelações Familiares?
As Constelações são um serviço à vida, permitem descobrir a dimensão sistémica oculta que direcciona as nossas decisões, as nossas emoções e os nossos destinos.
Graças a estas tomadas de consciência, somos capazes de reorientar o nosso dia-a-dia para mais vida, mais saúde, mais amor. Para uma maior realização.
As constelações não são para todos. Apenas um adulto pode constelar, pois apenas ele assume as suas responsabilidades, é capaz de reconhecer o que existe e pode tomar decisões pessoais e autónomas.
A evolução das novas constelações tem sido acompanhada de um novo entendimento da nossa alma e do nosso espírito.
As sessões de constelações podem ser realizadas individualmente ou em grupo (workshops).
Sessão Individual
Nas sessões individuais apenas existe um facilitador e um cliente. Nestas sessões trabalham-se questões gerais relacionadas com as especificidades do cliente, questões familiares e profissionais.
Após uma pequena conversa com o cliente e depois de uma breve explicação desta terapia o facilitador e o cliente iniciam a terapia.
O cliente assiste aos movimentos que representam as dinâmicas ocultas. E através do campo e de de frases que o facilitador vai sugerindo, vai surgindo uma nova consciência e novas conexões neurais. A constelação individual pode ser uma boa alternativa para as pessoas que não se sentem à vontade para expor os seus conflitos.
A constelação vai muito além da perspectiva inicial do cliente, no campo oculto e inconsciente da constelação tanto o problema como a solução surgem.
Sessão Individual
Sessão em grupo
Nas sessões em grupo ou workshops participam mais intervenientes.
Atualmente nas Novas Constelações Familiares o cliente apresenta o seu assunto através de uma frase, sem haver necessidade de uma exposição. A constelação dá-se pelos movimentos dos representantes que fazem parte do grupo sem qualquer intenção e em conexão e ressonância com o campo.
O constelador vai guiando as dinâmicas através da observação dos representantes que são movidos por sensações físicas e por sentimentos que fazem parte do campo do cliente.
Os movimentos dos representantes são lentos e a postura do facilitador no processo é o mais ética e neutra possível, não intervém, e os representantes vão-se movimentando, constelando.
As pessoas envolvidas nas constelações apenas deixam o seu corpo livre, e naturalmente os movimentos acontecem.
Estes movimentos remontam à origem do problema, e apontam para a reconciliação possível naquele momento.
A percepção dos padrões permite a todos os que assistem a uma constelação compreender, aceitar e ampliar os seus limites, expandir a sua consciência e transformar a sua vida. É um processo de libertação. Tal como diz Bert Hellinger: “Crescer é biológico, mas amadurecer, estar num estágio de adulto, exige coragem.”
Sessão em grupo
Benefícios das
Constelações Familiares
-
Bert Hellinger diz que a Constelação Familiar não é a solução, mas é o início de uma solução
-
Ajuda a identificar problemas familiares que, na maioria das vezes, não são percebidos facilmente. (relacionamentos amorosos passados, perdas de filhos, mortes prematuras, conflitos com parentes, heranças)
-
Proporciona alívio emocional (ansiedade, fobias, depressão, falta de auto estima, culpa, sentimentos de solidão, abandono)
-
Ajuda nas doenças crónicas, sintomas físicos e nas doenças emocionais (por ex fibromialgia)
-
Ajuda na libertação de conflitos na infância
-
Resolve vícios e dependências
-
Ajuda a lidar com abusos, violações e suicídios
Uma pessoa está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família têm um lugar no seu coração - Bert Hellinger
Maria R.
“Descobri que a doença que tenho é comum a mais mulheres da minha família. A minha tia, da parte da minha mãe e as duas filhas dela têm o mesmo!"
Paula M.
"Com as constelações adquiri uma perspectiva diferente das coisas que me acontecem. Mais consciente e realista. Passei a abraçar a minha responsabilidade das minhas decisões e escolhas!"
Andreia P.
“Passei a entender o lugar que ocupo na minha família. A razão pela qual a minha mãe é tão exigente e o meu pai tão desligado. Agora tudo faz sentido!”
A Facilitadora
Adelaide Galhofa
- Facilitadora em Constelações Familiares
pelo Espaço Psi, por Paula Matos em 2016.
- Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental
pelo Instituto CRIAP em 2019.
- Formação em Pedagogia Sistémica
pelo Espaço Psi, por Paula Matos em 2016.
•Participação no Seminário de Constelações Familiares, pelo OSHO Centro de Meditação, por Darshan Zen em 2014
•Participação no Seminário de Constelações Familiares com Bert Hellinger em Ávila, Espanha em 2015.
•Participação no I Seminário de Constelação Familiar da Hellinger®schule em Lisboa, com o docente Gerhard Walper em 2018.
-Participação na apresentação das Novas Constelações Familiares por Brigitte Champetier de Ribes 2023